Tratamentos Próteses
O que são próteses?
Qualquer peça que é instalada na boca para substituir um dente ou um conjunto de dentes perdidos é considerado uma prótese. São trabalhos individualizados, feitos para cada paciente, em cada situação, de forma a devolver a capacidade mastigatória e estética.
Próteses fixas e removíveis
As Próteses Fixas geralmente são dentes individuais, instaladas em dentes que têm suas raízes saudáveis e devidamente tratadas, mas que a coroa clínica (a parte do dente que vemos ao abrir a boca) já não tem condição de ser reaproveitada. Então se aproveita essa raiz para instalar uma nova coroa, repondo a que foi perdida.
As Próteses Removíveis, como o próprio nome diz, são próteses que podem (e devem) ser removidas com tranquilidade para o paciente, especialmente para facilitar e permitir a higienização dentária. São geralmente feitas em casos de substituição de vários dentes ao mesmo tempo, tornando-se uma opção mais simples por reestabelecer várias perdas dentárias com uma única prótese.
Próteses totais
As Próteses Totais são as conhecidas como dentaduras, que são feitas quando o paciente já perdeu todos os dentes e precisa repor todo esse conjunto, melhorando a estética e a funcionalidade. Também são próteses removíveis, precisando ser tiradas pelo paciente para realizar a higienização.
Reabilitação oral,tecnologia e conforto
Próteses sobre implantes
Próteses sobre Implantes podem ser individuais, reestabelecendo um único dente perdido, ou múltiplas. As Próteses Overdenture são próteses móveis como as Totais, para pacientes que perderam todos os dentes. Também são removíveis, de forma que o paciente retire para fazer a higienização, mas por ficarem presas a implantes são muito mais firmes e confortáveis.
Já as Próteses Protocolos também são para pacientes que perderam todos os dentes, mas são apoiadas em vários implantes e ficam fixas, sem a necessidade de serem removidas para higienização, sendo muito confortáveis, estéticas e práticas.
Adaptação
Não importa qual o tipo de prótese que seja indicada, mas é importante que o paciente tenha em mente que essas peças são feitas para substituir uma parte do corpo que foi perdida por algum móvito. Sempre existe um período de adaptação, e ajustes sempre são necessários para adequar a prótese à boca. Mas com um pouco de paciência e cuidado irão ajudar muito na autoestima e na qualidade de vida do paciente.