Voltar

Tratamentos Odontologia Miofuncional

O que é?

Essa área da Odontologia se baseia no controle ou uso das forças musculares para correção de hábitos ou melhoras de características dentárias. Muito se fala sempre sobre a correção dos dentes, mas não podemos esquecer da relação destes com alguns músculos, como língua, bochecha e lábios.

Durante a fala, a alimentação, o sono e em hábitos de sucção, como o amamentar dos bebês, esses músculos têm uma função importantíssima, e sua atuação não pode ser esquecida pelos dentistas. E a força desses músculos pode atrapalhar ou ajudar em alguns tratamentos.

Problemas no desenvolvimento

Muitas características que acontecem com crianças durante o desenvolvimento podem influenciar nos problemas dentários. Muitos dentes nessa fase ficam tortos, por exemplo, pelo hábito de chupar dedo ou chupetas. Esses hábitos não apenas colocam algo entre os dentes que não deveria estar lá, mas muda completamente as posições e a força exercida nos dentes da musculatura. Todos esses fatores associados levam a uma movimentação errada dos dentes.

Reeducação da musculatura
facial e mastigatória

Tratamento

Pensando nisso, foram desenvolvidos aparelhos removíveis que ajudam na reeducação muscular, em especial na postura da língua. São aparelhos bastante confortáveis e geralmente flexíveis, que são focados em ajudar os pacientes com problemas como bruxismo, respiração bucal, interposição lingual e hábitos parafuncionais, como as chupetas.

Especialmente pacientes respiradores bucais podem se beneficiar desses aparelhos, que têm grande riscos de apresentarem roncos e, mais perigoso, Apnéia Obstrutiva do Sono, que em casos mais graves podem até levar à morte. Claro que a visita a Fonoaudiólogos e Otorrinolaringologistas ainda é muito importante, mas reposicionar a língua com o uso desses aparelhos é um passo importantíssimo para uma melhor qualidade de vida.

Resultados

Não é raro que crianças que fazem uso de aparelhos miofuncionais começam a apresentar uma melhora significativa na posição dentária, e sem o uso de aparelhos ortodôntico. Isso porque o aparelho miofuncional cria uma “barreira” entre os dentes e os músculos, dando liberdade para os dentes se ajustarem na posição de oclusão sem essa interferência. Claro que esse aparelho não elimina a necessidade da Ortodontia, mas em muitos casos promove uma melhora natural, o que torna o futuro tratamento ortodôntico mais simples.

Para pacientes com bruximo também há vantagens, por serem aparelhos mais confortáveis e mais facilmente adaptados a serem usados juntamente com a Ortodontia fica ou placas de clareamento caseiro, por exemplo.

Avaliação

É importante que o dentista faça uma avaliação do paciente, especialmente na fase de crescimento, para avaliar qual o melhor aparelho a ser usado, mas é importante ter um tratamento amplo, que dê ao paciente conforto e bons resultados.