Tratamentos Clínica Geral

Clínica Geral

A Clínica geral é a especialidade mais abrangente da Odontologia. Aqui, cuida-se da remoção de cáries, profilaxias e quaisquer outros procedimentos que iniciam a adequação da saúde bucal do paciente.

Tratamento da cárie

Restauração é o nome dado ao tratamento das cáries. Nela o Dentista irá remover todo o tecido cariado do dente, proteger o nervo e reconstruir a face perdida, geralmente utilizando resinas compostas, que é um material bastante estético e resistente. Essas restaurações são classificadas pelo seu tamanho, quantidade de faces do dente comprometidas e em qual face do dente a cárie está localizada. Restaurações também podem ser feitas para reconstruir pequenos pedaços quebrados ou trincados de dentes, mesmo que não haja cárie no local.

O material usado atualmente possui uma boa resistência e durabilidade, mas desde que preparado da maneira adequada e tendo os cuidados necessários pelo paciente, especialmente no comprometimento com a escovação e uso do fio dental. Restaurações sem a correta manutenção por parte do paciente podem apresentar pequenas fraturas ou infiltrações, levando novamente à instalação da cárie.

Cuidados preventivos são essenciais
para evitar o tratamento de canal

Profilaxia

Já as Profilaxias, que são conhecidas como limpezas, são os procedimentos realizados para remoção de tártaro supra gengival, alisamento e polimento dos dentes, fazendo com que estejam saudáveis e sem apresentar riscos de inflamação gengival, mau hálito ou outras infecções. Profilaxias devem ser realizadas periodicamente pelo Dentista, sugerindo-se inicialmente o intervalo de 6 meses para cada sessão, como forma de prevenir um acúmulo exagerado de tártaro, que pode levar à Periodontite, um avanço mais grave da Gengivite.