Relação Doença Periodontal e Partos Prematuros

Todos já sabem, e nós sempre lembramos isso aos nossos pacientes, do quanto é importante uma boa higienização dos dentes para manter a saúde bucal em dia. O que poucos se atentam, entretanto, é que essas mesmas bactérias presentes nas infecções bucais podem levar a problemas sistêmicos. E neste artigo, vamos abordar a relação dessas infecções bucais com o risco de partos prematuros.

Durante a gravidez, o corpo da mulher passar por muitas mudanças hormonais, e isso acaba tendo reflexo direto na boca. Um dos primeiros fatores é a hiposalivação, a diminuição da quantidade de saliva. Isso faz com que a saliva presente seja mais ácida, aumentando o risco de cáries. Outros fatores, como os conhecidos enjoos, fazem com que a mulher acabe escovando menos os dentes, facilitando o desenvolvimento de problemas gengivais e o acúmulo de tártaro, que leva à gengivite e à periodontite, que são doenças inflamatórias crônicas.

Mas a placa bacteriana, e posteriormente o tártaro, são compostos por milhares de microorganismos que acabam chegando à corrente sanguínea e liberar a produção de prostaglandinas, que são ácidos graxos com atividade hormonal que podem favorecer a antecipação do parto.

Complicado, não? A sorte é que a prevenção é bastante simples e não tem contraindicação. As gestantes podem fazer as consultas regulares para Profilaxia sem nenhum tipo de risco, e caso o dentista note a necessidade, essas consultas podem ser feitas com menor intervalo de tempo nesse período. Isso também diminui o risco de cáries ou tratamento de canal, por exemplo, que podem ser diagnosticados mais cedo.

Aqui na Fialho Odontologia Integrada nós também contamos com o iTero Element 5D, que é uma grande ferramenta no diagnóstico dos tratamentos, uma vez que auxilia o dentista na detecção de cáries sem fazer uso de radiação, que é muito contraindicada em pacientes gestante. Dessa forma, cáries iniciais são mais facilmente localizadas, e fica muito mais fácil tratar quando é apenas um “pontinho”.

Lembre-se que a saúde da mãe está diretamente relacionada ao bebê que está se formando, então todo cuidado é importante para garantir que ele nasça forte e feliz!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

Você pode gostar de ler também:

O que é o iTero

O itero Element 5D, presente na Fialho Odontologia Integrada, é o scanner intraoral mais moderno no mundo! Ele foi criado para auxiliar o dentista nos diagnósticos e nos planos de tratamento, além de elevar a Odontologia a um nível muito mais moderno.

O QUE SÃO AS FACETAS DENTÁRIAS

Assim como as Lentes de Contato, as Facetas Dentárias são lâminas de porcelana que são sobrepostas nos dentes e que têm por função modificar, principalmente, seu formato e cor. Diferentemente das Lentes, são lâminas um pouco mais espessas (algo como 1,1 mm)

Relação Doença Periodontal e Partos Prematuros

Todos já sabem, e nós sempre lembramos isso aos nossos pacientes, do quanto é importante uma boa higienização dos dentes para manter a saúde bucal em dia. O que poucos se atentam, entretanto, é que essas mesmas bactérias presentes nas infecções bucais

Dr. Tiago Fialho

Dr. Tiago Fialho

Cirurgião-Dentista
GRAMADO - RS

Conhecer
Open chat
1
Olá,
Esta com alguma duvida?
É só nos chamar