O QUE SÃO AS LENTES DE CONTATO

Elas estão muito na moda e são muito procuradas pelos pacientes para corrigir os dentes ou melhorar os sorrisos, mas será que você realmente sabe o que são as Lentes de Contato Dentais? É isso que iremos explicar neste texto.

Diferentemente das Facetas Dentais, que iremos abordar mais adiante, as Lentes de Contato Dentais são fragmentos de porcelana preparados em camadas extremamente finais (algo como 0,2mm, mais fina que uma unha), chegando quase a serem translúcidas, e daí vem seu nome, por se assemelharem às Lentes de Contato Oculares. São usadas para corrigir pequenos e delicados detalhes que não conseguem ser resolvidos com a Resina convencional, onde a estética e a resistência são prioridades.

E como são feitas?

Uma vez que o dentista e o paciente cheguem à escolha da Lente de Contato, é feita a moldagem do dente (ou conjunto de dentes), definida a cor e tudo é encaminhado para o laboratório.

Há uma etapa intermediária chamada Mock Up, onde o dentista consegue instalar no paciente uma “prévia” das Lentes de Contato, de forma que possa ter um modelo de como ficarão as Lentes em sua própria boca por 1 ou 2 dias e confirmar se é desse modelo mesmo que quer o trabalho. Isso sendo aprovado, as Lentes são executadas e instaladas pelo dentista. Geralmente não são necessários grandes desgastes ou mesmo anestesia, visto que a Lente é praticamente sobreposta à estrutura dentária existente, tornando esse um procedimento muito pouco invasivo e indolor.

E o que elas resolvem?

Dentre as utilizações das Lentes de Contato, podemos destacar:

  • Fechamento de Diastemas (quando há espaços entre os dentes)
  • Comprimento do Dente
  • Largura do Dente
  • Correção de Assimetrias (dentes de tamanhos diferentes)
  • Equilíbrio de cor

Uma contra-indicação das Lentes de Contato são dentes que possuam muitas restaurações ou estejam muito fragilizados, já que são camadas tão finas e com menos resistência. Para esses dentes existem outros procedimentos mais adequados que podem complementar o sorriso. Também é importante salientar que, para um resultado agradável e duradouro, alguns cuidados no dia a dia são importantes. Hábitos que trazem problemas aos dentes, como roer unhas ou morder tampas de caneta, podem quebrar as Lentes ou descola-las. Além disso, os cuidados com a higiene bucal são fundamentais para que tudo corra bem por muitos anos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

Você pode gostar de ler também:

O que é o iTero

O itero Element 5D, presente na Fialho Odontologia Integrada, é o scanner intraoral mais moderno no mundo! Ele foi criado para auxiliar o dentista nos diagnósticos e nos planos de tratamento, além de elevar a Odontologia a um nível muito mais moderno.

Como funciona o Aparelho Autoligado?

A Aparelho Autoligado é uma tecnologia que veio para simplificar a vida dos pacientes e dos Ortodontistas, agregando facilidade e velocidade. Os princípios do tratamento ortodôntico estão todos lá, mas essa ferramenta elimina um grande conhecido de quem usa ou já usou

INFORMAÇÃO: Relação Doença Periodontal e Alzheimer

Em Maio deste ano surgiu uma nova evidência que, mais uma vez, demonstra a necessidade dos cuidados com a higiene bucal. Segundo estudos do Journal of Alzheimer’s Disease (Jornal da Doença de Alzheimer), pesquisadores da Escola de Medicina e Odontologia na University

Dr. Tiago Fialho

Dr. Tiago Fialho

Cirurgião-Dentista
GRAMADO - RS

Conhecer
Open chat
1
Olá,
Esta com alguma duvida?
É só nos chamar