Elas estão muito na moda e são muito procuradas pelos pacientes para corrigir os dentes ou melhorar os sorrisos, mas será que você realmente sabe o que são as Lentes de Contato Dentais? É isso que iremos explicar neste texto.

Diferentemente das Facetas Dentais, que iremos abordar mais adiante, as Lentes de Contato Dentais são fragmentos de porcelana preparados em camadas extremamente finais (algo como 0,2mm, mais fina que uma unha), chegando quase a serem translúcidas, e daí vem seu nome, por se assemelharem às Lentes de Contato Oculares. São usadas para corrigir pequenos e delicados detalhes que não conseguem ser resolvidos com a Resina convencional, onde a estética e a resistência são prioridades.
E como são feitas?
Uma vez que o dentista e o paciente cheguem à escolha da Lente de Contato, é feita a moldagem do dente (ou conjunto de dentes), definida a cor e tudo é encaminhado para o laboratório.
Há uma etapa intermediária chamada Mock Up, onde o dentista consegue instalar no paciente uma “prévia” das Lentes de Contato, de forma que possa ter um modelo de como ficarão as Lentes em sua própria boca por 1 ou 2 dias e confirmar se é desse modelo mesmo que quer o trabalho. Isso sendo aprovado, as Lentes são executadas e instaladas pelo dentista. Geralmente não são necessários grandes desgastes ou mesmo anestesia, visto que a Lente é praticamente sobreposta à estrutura dentária existente, tornando esse um procedimento muito pouco invasivo e indolor.
E o que elas resolvem?

Dentre as utilizações das Lentes de Contato, podemos destacar:
- Fechamento de Diastemas (quando há espaços entre os dentes)
- Comprimento do Dente
- Largura do Dente
- Correção de Assimetrias (dentes de tamanhos diferentes)
- Equilíbrio de cor
Uma contra-indicação das Lentes de Contato são dentes que possuam muitas restaurações ou estejam muito fragilizados, já que são camadas tão finas e com menos resistência. Para esses dentes existem outros procedimentos mais adequados que podem complementar o sorriso. Também é importante salientar que, para um resultado agradável e duradouro, alguns cuidados no dia a dia são importantes. Hábitos que trazem problemas aos dentes, como roer unhas ou morder tampas de caneta, podem quebrar as Lentes ou descola-las. Além disso, os cuidados com a higiene bucal são fundamentais para que tudo corra bem por muitos anos.