O QUE SÃO AS FACETAS DENTÁRIAS

Assim como as Lentes de Contato, as Facetas Dentárias são lâminas de porcelana que são sobrepostas nos dentes e que têm por função modificar, principalmente, seu formato e cor. Diferentemente das Lentes, são lâminas um pouco mais espessas (algo como 1,1 mm) e que demandam um certo desgaste na estrutura dental para ser fixada sem levar a um aumento de volume no dente.

Por serem de porcelana, são muito mais resistentes que a Resina utilizada em restaurações, e também não sofrem mudanças de cor com o passar do tempo. Também exigem muito menos desgaste que as Coroas de Porcelana, que abraçam toda a estrutura dentária, tornando-se um procedimento muito menos invasivo. São procedimentos muito indicados para quem quer melhorar definitivamente a cor dos dentes sem ter que fazer clareamentos com regularidade, ou quem tem manchas de difícil remoção pelos métodos mais conservadores. Também são muito utilizadas para mudar o formato de um dente ou de um conjunto de dentes, melhorando o padrão de estética de acordo com a vontade do paciente.

De acordo com estudos científicos, há evidências de que Facetas de porcelana têm uma taxa de sucesso de 95% ou mais nos primeiros 5 anos de instalação, mas esse é um procedimento que se realiza na Odontologia a mais de 25 anos, já possuindo inúmeros estudos e casos relatados com grande sucesso, o que dá ao dentista bastante tranquilidade em sua execução quando bem selecionada.

São procedimentos que podem ser feitos com relativa rapidez, desde que bem planejados. Assim como as Lentes de Contato, recomenda-se a confecção do Mock-up, que vai permitir ao dentista colocar no paciente um “modelo” de como será o trabalho final antes deste ser executado para que todos ajustes e alterações sejam feitos de acordo com a personalização do paciente. Afinal, ninguém melhor que o próprio paciente para saber o que mais lhe agrada. Mas é importante salientar que nem todos os tipos de problemas podem ser solucionados com as Facetas. Fraturas ou restaurações muito extensas, dentes com formatos muito atípicos ou aqueles que passaram pelo tratamento endodôntico (tratamento de canal) muitas vezes pedem por procedimentos diferentes, mais adequados à sua situação.

Também é importante salientar que as Facetas não substituem outros tratamentos, como a Ortodontia. Esta irá mudar a posição de todo o dente, incluindo raiz, para uma posição mais adequada, de forma que os dentes estejam em uma relação muito mais confortável esteticamente e anatomicamente, mas não altera o formato ou a cor dos dentes. Já as Facetas mudam o formato e a cor, mas não a posição dos dentes. Pode-se dizer, portanto, que esses dois tratamentos são complementares, mas não dependem um do outro. O mais importante, sempre, é buscar a orientação do dentista para saber qual o melhor procedimento para cada caso

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o Aparelho Autoligado?

A Aparelho Autoligado é uma tecnologia que veio para simplificar a vida dos pacientes e dos Ortodontistas, agregando facilidade e velocidade. Os princípios do tratamento ortodôntico estão todos lá, mas essa ferramenta elimina um grande conhecido de quem usa ou já usou

Relação Doença Periodontal e Partos Prematuros

Todos já sabem, e nós sempre lembramos isso aos nossos pacientes, do quanto é importante uma boa higienização dos dentes para manter a saúde bucal em dia. O que poucos se atentam, entretanto, é que essas mesmas bactérias presentes nas infecções bucais

O QUE SÃO AS FACETAS DENTÁRIAS

Assim como as Lentes de Contato, as Facetas Dentárias são lâminas de porcelana que são sobrepostas nos dentes e que têm por função modificar, principalmente, seu formato e cor. Diferentemente das Lentes, são lâminas um pouco mais espessas (algo como 1,1 mm)

Dr. Tiago Fialho

Dr. Tiago Fialho

Cirurgião-Dentista
GRAMADO - RS

Conhecer
Open chat
1
Olá,
Esta com alguma duvida?
É só nos chamar