INFORMAÇÃO: Relação Doença Periodontal e Alzheimer

Em Maio deste ano surgiu uma nova evidência que, mais uma vez, demonstra a necessidade dos cuidados com a higiene bucal. Segundo estudos do Journal of Alzheimer’s Disease (Jornal da Doença de Alzheimer), pesquisadores da Escola de Medicina e Odontologia na University of Central Lancashire (UCLan) na Inglaterra, descobriram que pessoas acometidas por essa doença apresentavam em seus cérebros a bactéria Porphyromonas gingivalis, comuns na Doença Periodontal.

Essas bactérias secretam uma enzima chamada gingipains, que é altamente tóxica às células cerebrais, levando a uma taxa considerada alta de morte dessas células. Após essa descoberta, foram realizados diversos estudos em laboratório, com camundongos, onde foi confirmada essa relação: instalavam-se as bactérias na gengiva dos camundongos, e mais tarde essas mesmas bactérias foram encontradas nos cérebros dos animais, juntamente com neurônios que estavam morrendo.

Essa informação mostra mais um risco da falta de cuidado com a higienização bucal. Quadros como Gengivite e especialmente a Periodontite apresentam números altos de bactérias agressivas que, ao caírem na corrente sanguínea, podem percorrer todo o corpo através da circulação e alojarem-se em diversos órgãos. Já se sabia que ao se alojarem no coração, podem levar à chamada Endocardite Bacteriana, que pode levar á morte, e agora comprova-se a relação a uma doença cerebral.

Portanto, fica o alerta de que aquela gengiva que sangra de vez em quando pode vir a se tornar algo bem mais sério se não for devidamente tratada. Cuide da sua saúde e da sua família, mantenha um controle frequente de Profilaxia e limpezas.

Você pode gostar de ler também:

Relação Doença Periodontal e Partos Prematuros

Todos já sabem, e nós sempre lembramos isso aos nossos pacientes, do quanto é importante uma boa higienização dos dentes para manter a saúde bucal em dia. O que poucos se atentam, entretanto, é que essas mesmas bactérias presentes nas infecções bucais

INFORMAÇÃO: Relação Doença Periodontal e Alzheimer

O que é o iTero

O itero Element 5D, presente na Fialho Odontologia Integrada, é o scanner intraoral mais moderno no mundo! Ele foi criado para auxiliar o dentista nos diagnósticos e nos planos de tratamento, além de elevar a Odontologia a um nível muito mais moderno.

Dr. Tiago Fialho

Cirurgião-Dentista